Sanda?ou Boxe chinês?




Oque é ,Sanshou ou Sanda? Boxe chinês?



Sanda, literalmente “luta livre” ou Sànshǒu (散手; literalmente “mãos livres”)


Sǎndǎ (散打; literalmente "luta livre") ou Sànshǒu (散手; literalmente "mãos livres"), também conhecido como Boxe Chinês ou ainda Kickboxing Chinês, é uma forma chinesa moderna de combate corpo-a-corpo, um sistema de auto-defesa, e um esporte de combate.



O Sanshou surgiu na metade do Século XX como uma forma "modernizada" e padronizada dos estilos tradicionais de Kung Fu, pelo Exército de Libertação Popular. É uma modalidade que se assemelha com o Kickboxing e Muay Thai, com golpes de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, mas também possuí derrubadas, quedas e arremessos, semelhante ao Judô e Wrestling.



É uma das duas modalidades do wushu esportivo reconhecido pela Federação Internacional de Wushu, a outra sendo Taolou ("Formas").




Características do Sanda

O Sǎndǎ possui semelhanças com o Kickboxing, mas tem como característca principal as quedas e arremessos ao solo. 

É um dos componentes dos diversos estilos de Kung Fu, princípio de todas as artes marciais conhecidas de acordo com textos clássicos, principalmente do Shuai Jiao popularmente o Judô chinês que antecede o Jiu Jitsu[1], normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu.



 O termo sanda é um dos mais antigos e de uso mais comum, porém, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais, usou oficialmente o termo sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo sanda.


 Os treinamentos cardio-vasculares e de resistência muscular nessa modalidade são bastante intensos, às vezes até extremos, possibilitando aos competidores um preparo físico invejável.




História do sanshou sanda

Após a guerra da Coreia, onde o Exército de Libertação Popular enfrentou diretamente as tropas americanas, o governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando o melhor treinamento de seu exercito, e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em artes marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar três critérios:


  • Simplicidade;
  • Combate direto;
  • Efetivo contra oponentes mais fortes.

Quase que paralelamente ao sandá militar se desenvolveu o sandá civil e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores e eram quase que um Vale tudo ao molde dos primeiros Ultimate Fighting Championships.

Oque é ,Sanshou ou Sanda? Boxe chinês?



Como treinamento marcial o sanshou ao longo da história na china recebeu vários nomes como xiangbo, shoubo, chaishou, qiangshou, jiji, e daleitai.

Em 1979, o Comitê Chinês de Esportes Nacionais (CCEN) decidiu que o sanshou estaria ligado ao wushu como esporte de competição.


 Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo o sanshou não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras. Até meados dos anos 80 o sanshou como esporte continuou a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação física, além de experimentação em campeonatos. 



Em 1982, o CCEN finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas. O primeiro ringue era redondo com nove metros de diametro.


O sanshou como esporte de combate

O Sanda está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro. Existem, duas modalidades de competição para sanshou: a amadora e a profissional.



A Sanda também tem um papel crescente nas Artes marciais mistas, onde cada vez mais lutadores usam a Sanda, servindo como uma alternativa ao kickboxing e Muay thai, já que a Sanda não apenas tem socos e chutes, como derrubadas e jogadas, que não são cobertas pelas outras duas artes marciais.

Sanshou amador.

O uso obrigatório de capacete (com grade para os iniciantes), coquilha para os homens (proteção para a genital), luvas (]08 oz para até 70 kg e 10 oz para categorias acima de 70 kg) , protetor bucal e protetor torácico (um tipo de "armadura" do mesmo material da luva, permitindo que o lutador não se machuque gravemente). Na categoria Juvenil e iniciante usam-se protetores para canela e peito do pé.

Categorias no sanda.

As categorias são divididas por peso e idade.

  • Por idade:
    • Juvenil (15 a 17 anos)
    • Adulto (18 a 35 anos)
  • Masculino:
    • Categoria 48 kg ( ≤ 48 kg)
    • Categoria 52 kg ( > 48 kg - ≤ 52 kg)
    • Categoria 56 kg ( > 52 kg - ≤ 56 kg)
    • Categoria 60 kg ( > 56 kg - ≤ 60 kg)
    • Categoria 65 kg ( > 60 kg - ≤ 65 kg)
    • Categoria 70 kg ( > 65 kg - ≤ 70 kg)
    • Categoria 75 kg ( > 70 kg - ≤ 75 kg)
    • Categoria 80 kg ( > 75 kg - ≤ 80 kg)
    • Categoria 85 kg ( > 80 kg - ≤ 85 kg)
    • Categoria 90 kg ( > 85 kg - ≤ 90 kg)
    • Categoria acima de 90 kg ( > 90 kg)
  • Feminino:
    • Categoria 48 kg ( < 48 kg)
    • Categoria 52 kg ( > 48 kg - ≤ 52 kg)
    • Categoria 56 kg ( > 52 kg - ≤ 56 kg)
    • Categoria 60 kg ( > 56 kg - ≤ 60 kg)
    • Categoria 65 kg ( > 60 kg - ≤ 65 kg)
    • Categoria 70 kg ( > 65 kg - ≤ 70 kg)
    • Categoria acima de 70 kg ( > 70 kg)

Regras

  • Em muitos campeonatos é utilizado a contagem de 2 round de dois minutos para adultos e o juvenil é 2 round de dois minutos, descanso entre rounds de 1:00 minuto.
  • Golpes nos genitais e nuca não são permitidos e podem levar com três irregularidades de luta a desclassificação.

  • Para os golpes valerem pontos, ele deve fazer o adversário se mexer, levando em consideração a eficiência.
  • São válidos socos,chutes e quedas/arremessos.

  • Pontuação é feita da seguinte forma: Socos em geral = 1 ponto. Chutes acima da linha cintura = 2 pontos Quedas/arremessos = 2 pontos , se o atleta cair junto = 1 ponto. Saída da plataforma duas vezes a partida acaba.

  • O tablado/plataforma oficial é um quadrilátero tablado emborrachado 8 x 8 metros e elevado. As imediações externas da plataforma são cobertas por folhetos de tatame de borracha.
  • Algumas competições permitem o uso de joelhadas, mas não é válido o uso dos cotovelos.
  • Creditos a  Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ligações externas


(Introdução)

Sandǎ (散打; literalmente “luta livre”) ou Sànshǒu (散手; literalmente “mãos livres”), também conhecido como Boxe Chinês ou ainda Kickboxing Chinês, é uma forma chinesa moderna de combate corpo-a-corpo, um sistema de auto-defesa, e um esporte de combate.

 

O Sanshou surgiu na metade do Século XX como uma forma “modernizada” e padronizada dos estilos tradicionais de Kung Fu, pelo Exército de Libertação Popular.

É uma modalidade que se assemelha com o Kickboxing e Muay Thai, com golpes de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, mas também possuí derrubadas, quedas e arremessos, semelhante ao Judô e Wrestling.

É uma das duas modalidades do wushu esportivo reconhecido pela Federação Internacional de Wushu, a outra sendo Taolou (“Formas”).

Característica do Sanda.

O Sandǎ possui semelhanças com o Kickboxing, mas tem como característca principal as quedas e arremessos ao solo.

É um dos componentes dos diversos estilos de Kung Fu, princípio de todas as artes marciais conhecidas de acordo com textos clássicos, principalmente do Shuai Jiao popularmente o Judô chinês que antecede o Jiu Jitsu[1], normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu.

 

Sanda é uma evolução do kung-fu.

 

Oque é Sanda?,Sanshou ou Boxe chinês?

O termo sanda é um dos mais antigos e de uso mais comum, porém, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais, usou oficialmente o termo sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo sanda.

 

Os treinamentos cardio-vasculares e de resistência muscular nessa modalidade são bastante intensos, às vezes até extremos, possibilitando aos competidores um preparo físico invejável.



História do Sanda.

Após a guerra da Coreia, onde o Exército de Libertação Popular enfrentou diretamente as tropas americanas, o governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento.

Visando o melhor treinamento de seu exercito, e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em artes marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde.

O novo sistema deveria observar três critérios no sanda:

Simplicidade;
Combate direto;
Efetivo contra oponentes mais fortes.

Quase que paralelamente ao sandá militar se desenvolveu o sandá civil e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores e eram quase que um Vale tudo ao molde dos primeiros Ultimate Fighting Championships.

Como treinamento marcial o sanshou ao longo da história na china recebeu vários nomes como xiangbo, shoubo, chaishou, qiangshou, jiji, e daleitai.

 

Organizando o Sanda.

 

Em 1979, o Comitê Chinês de Esportes Nacionais (CCEN) decidiu que o sanshou estaria ligado ao wushu como esporte de competição.

 

Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo o sanshou não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras.

Até meados dos anos 80 o sanshou como esporte continuou a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação física, além de experimentação em campeonatos.

 

Em 1982, o CCEN finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas. O primeiro ringue era redondo com nove metros de diametro.

 

O Sanda boxe Chinês como esporte de combate.

 

O Sanda está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro. Existem, duas modalidades de competição para sanshou: a amadora e a profissional.

O Sanda também tem um papel crescente nas Artes marciais mistas, onde cada vez mais lutadores usam a Sanda, servindo como uma alternativa ao kickboxing e Muay thai, já que a Sanda não apenas tem socos e chutes, como derrubadas e jogadas, que não são cobertas pelas outras duas artes marciais.

 

Sanda amador.

 

O uso obrigatório de capacete (com grade para os iniciantes), coquilha para os homens (proteção para a genital), luvas (]08 oz para até 70 kg e 10 oz para categorias acima de 70 kg) , protetor bucal e protetor torácico (um tipo de “armadura” do mesmo material da luva, permitindo que o lutador não se machuque gravemente).

Na categoria Juvenil e iniciante usam-se protetores para canela e peito do pé.

Categorias no Sanda:

As categorias são divididas por peso e idade.

Por idade:
Juvenil (15 a 17 anos)
Adulto (18 a 35 anos)

Masculino no sanda:

Categoria 52 kg ( > 48 kg – ≤ 52 kg)
Cat 56 kg ( > 52 kg – ≤ 56 kg)
Cat 60 kg ( > 56 kg – ≤ 60 kg)
Cat65 kg ( > 60 kg – ≤ 65 kg)
Cat 70 kg ( > 65 kg – ≤ 70 kg)
Cat 75 kg ( > 70 kg – ≤ 75 kg)

Categorias 80 e acima:

Categoria 80 kg ( > 75 kg – ≤ 80 kg)
Cat 85 kg ( > 80 kg – ≤ 85 kg)
Cat 90 kg ( > 85 kg – ≤ 90 kg)
Cat acima de 90 kg ( > 90 kg)

Feminino no Sanda:

Categoria 48 kg ( < 48 kg)
Cat 52 kg ( > 48 kg – ≤ 52 kg)
Cat 56 kg ( > 52 kg – ≤ 56 kg)
Cat 60 kg ( > 56 kg – ≤ 60 kg)
Cat 65 kg ( > 60 kg – ≤ 65 kg)

Cat 70 kg ( > 65 kg – ≤ 70 kg)

Categoria acima de 70 kg ( > 70 kg)

Regras do sanshou Sanda:

Em muitos campeonatos é utilizado a contagem de 2 round de dois minutos para adultos e o juvenil é 2 round de dois minutos, descanso entre rounds de 1:00 minuto.
Golpes nos genitais e nuca não são permitidos e podem levar com três irregularidades de luta a desclassificação.

Sanshou ou Sanda:

Para os golpes valerem pontos, ele deve fazer o adversário se mexer, levando em consideração a eficiência.
São válidos socos,chutes e quedas/arremessos.
Pontuação é feita da seguinte forma: Socos em geral = 1 ponto. Chutes acima da linha cintura = 2 pontos Quedas/arremessos = 2 pontos , se o atleta cair junto = 1 ponto. Saída da plataforma duas vezes a partida acaba.

 

O tablado/plataforma oficial é um quadrilátero tablado emborrachado 8 x 8 metros e elevado. As imediações externas da plataforma são cobertas por folhetos de tatame de borracha.
Algumas competições permitem o uso de joelhadas, mas não é válido o uso dos cotovelos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sanshou

 

 Veja outros post relacionados:

Kung Fu. A arte milenar em defesa pessoal.

História do Karatê. Sua origem de Okinawa ou, (Okinawa-tê)

Jeet kune do. A arte marcial de Bruce Lee seu criador.

A origem do Jiu-Jitssu e sua chegada ao Brasil pelos imigrantes Japoneses.

Gostou de nósso artigo? acompanhe nóssos próximos post se- escrevendo em nósso formulário de contato:

Entre em contato

Contato

Depoimentos

Categoria: Sanda,sanshou,boxe chines

Anexos:

– Vídeo

– Imagens