"Introdução"  
Irmãos Ono e família Gracie os pioneiros do Jiujitssu no Brasil suas contribuições para difusão do esporte no País.


                   Jiu-jitssu hístoria e trajetória.

No artigo passado,falamos na matéria sobre a hitória do Jiu-jitssu e seu desenvolvimento e a introdução no Brasil por  Mitssuyo Maeda,o "conde Koma",Jigoro Kano e o surgimento do judô;algumas característica da arte,como terminologia e técnicas.



 Os dados nos foram fornecidos pelo professor Moisés Muradi que,com seus 16 anos de jiujítssu,vem dando significativo resurgimento á prática através da organização de varios eventos em nível estadual com consequente intercâmbio entre mestres,instrutores e alunos.


 O professor Muradi foi também responsavel pela liderança da criação da federação paulista.

 Nesse artigo nós reportamos,também segundo dados fornecidos pelo professor Muradi,a outras pessoas que influiram no crecimento do jiu-jitssu no Brasil,tendo cada qual,contribuido a sua maneira,em maior ou menor escala.

Irmãos Ono e família Gracie os pioneiros do Jiu-jitssu.
Irmãos Ono e família Gracie os pioneiros do Jiu-jitssu.

                                                  
                                        jiu-jitssu hístoria.
   
                            c Irmãos Ono e família Gracie os pioneiros do Jiu-jitssu.
Irmãos Ono e família Gracie os pioneiros do Jiu-jitssu.

 Embóra torna-se difícil dispor de referencia  mais concreta ou exata,em relação a alguns nomes,aqui fica o registro do que foi possível levantar até o momento,sobre o tema.


 Em 1908,com a vinda ao Brasil dos primeiros imigrantes Japoneses pelo navio Kasato Maru,chaga também,no pórto de Santos ,parte da arte marcial oriental,por eles praticada.


 As tenicas do antigo Jiu-jitssu,baseadas em princípios fisicos (comoos da alavanca e aplicação de força,equilíbrio,lei da gravidade etc.)


 Eram naturalmente praticadas entre alguns grupos de colonos,sem intuito algum de divulgação mas tão somente para o aprimoramento físico e perpetuação da arte entre os mais jovens,muitos dos quais não tinha a oportunidade de apreender a arte em em sua terra natal.


                   

                                                  Família Ono e o Jiu-jitssu.

 Esses núcleos de cultura genuinamente Japonesa  eram mantidos pelas própias comunidades nipônicas que sobreviviam dos trabalhos agricolas.


 Dentre aqueles que "ensinavam" jiu-jitssu há referencias sobre um certo professor Miura. Imigrante vindos de mais tarde,todavia,teriam dado diferente direção ao jiujitssu,passando a difundi-lo através de apresentações e desafio dos quais se mantinham desde que assegurassem o público e grajeasssem público e certo presígio.


Alguns se destacaram  momentaneamente em lutas de vale-tudo e passaram a ensinar as técnicas mais eficientes a conhecidos e a alguns poucos alunos. Teria sido o caso de Takaji Saigo,instruido pela Kodokan e formado pela escola superior de agricultura do Japão.


Saigo chegou a montar uma academia ,mas não alcançando o sucesso que esperava  regressou ao seu país. Há outras histórias ,como a do famoso lutador Geo Omori,sempre a dísposição do público e de quem se prontificasse a enfrenta-lo no picadeiro do Circo Queirolo: era sua maneira de sobreviver aqui,fazendo uso da destreza e do domínio do jiu-jitssu.

                                             Família Gracie e o Jiu-jitssu.

Vísto o interesse-ou a curiosidade das pessoas em apreender "os golpes fulminantes"com os quais eles tão bem golpeava qualquer platéia ,Omori acaba fundando,em 1925,a primeira academia de Jiu-jitssu do Brasil,na cidade de São Paulo,mais precisamente na Av.Ragel Pestana,no Bras.


 Com o tempo,decrecendo o entusiasmo dos alunos diante do arduo treinamento,desfaz-se da academia e retorna aos ringues circense,viajando para o Rio de Janeiro e depois para Minas Gerais onde morre acidentalmente envenenado.



                                 Os irmãos Gracies de origem Escocesa no jiu-jitssu.


 Carlos,George,Hélio,Gastão e Osvaldo mereciam um capítulo a parte,tão grande a repercussão do jiu-jitssu por eles desenvolvidos,em estilo própio e que hoje é renomado nos Estados Unidos e no Havaí,alem da forte e dominante presença no Rio de Janeiro.


 Carlos Gracie é quem se ínicia no jiu-jitssu,diretamente de Mitsuyo Maeda,seguido por Hélio que tornar-se-ia o patriarca de numerosos clâ: a "maior famíla de lutadores do mundo",conforme ~ários artigos nas mais diversas revistas nacionais e Americanas.


 Carlos abre no Rio de Janeiro em 1927,a segunda academia de Jiu-jítssu do Brasil.

Atrave de técnicas sólidas e audaz destemor cunharam modo todo pessoal de prática,caraterística pelos desafios sempre lançados sem preconceitos a quem estiver dísposto a por a prova suas ténicas.


                      Os Gracies são um dos maiores difundidores do Jiu-jitssu no Brasil.


 E assim os Gracies conseguiram perpetuar uma organização predominante em todo o país,incluindo sítema de graduação e de regras para eventos desportivos.


Foram alunos de George Gracie: o falecido professor Octávio de Almeida,que passou o ensino para seu filho Octávio de Almeida Junior-atualmente na academia Octávio de Almeida em São Paulo;e o professor Oswaldo Carnivalle que ensina no Bairro do Belem em São Paulo junto a seus filhos Luis"Tuco"Roberto e Sônia Maria.



 Foram alunos de Hélio Gracie:Flávio Behring,que lidera outro forte grupo de jiu-jítssu paulista junto a seus filhos Sylvio e Marcelo;e Pedro Hemetério representante de Hélio e que dá aulas individuais em sua academia,também em São Paulo.


 Outros nomes que não pode ficar esquecido é o de Takeo Yano. yano chega ao Brasil na década de 30,contratado pela Marinha Brasileira para ministrar aulas de defesa pessoal:Jiu-jitssue judô.


Percorre então todo o país divulgando essas modalidades e praticando também o sítema vale-tudo lutou com Jacques Russel,Nenique,Charlie Ucemer,Hélio Gracie,entre outros tantos deixou muitos dicípulos,entre os quais:o professor Messias Rodarte(São Pauo),os professores José Senado Rosado e José Adilson Ferreira(Minas Gerais) e o professor Guilherme Pinto Nery(Amazonas)


Em 1975 concorre para a fundação da federação Mineira de Jiu-jitssu. Conhecedor ainda de certos procedimentos orientais curativos,mesmo em idade avançada tratava de pacientes que encontravam alívio para seus males. Yano faleceu ]}aos 80 de idade.



Em São Paulo,a família Ono-muito respeitada no Japão -implantou também forte sístema de ensino de Judô e jiu-jítssu.
Dessa família,Yassuite e Naiochi destacaram se como educadores ja que advindos de mestre Kanemitssu Yatibe-9ºgrau,da cidade de Okayama Japão. Atualmente outros membros da família Ono continuam ensinando,esparsos em diversas academias.


Finalmente,lembramos ainda de Fukaya,Ryuzo Ogawa,Tatsuo Ojoshi,Katsutoshi Naito,Sobei Tani,Yoshio Lamada,Kurachi Ueda,Sakai...entre sem dúvida outros anônimos ou por nós desconhecidos.


Todos fizeram sua parte tão bem que hoje nóssos atlétas estão,par a par entre os melhores do mundo!

Obrigado pele sua atenção e veja outras postagens abaixo:


A origem do Jiu-Jitsu e sua chegada ao Brasil.







Depoimentos

Categoria: Jiu-Jitsu ,História,

Anexos:

- Vídeo 
- Grupos
- Imagens